quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Sir Joe Cocker

Falando agora de música, pra melhorar o astral, eu sei que o pessoal da turma vai ficar falando que nos ultimos tempos a única coisa sobre música que eu falo é Joe Cocker, mais agora eles vão poder ver e saber o porque de todo o meu entusiasmo principalmente com o disco Mad Dogs, pra quem gosta de Rock e Soul lá vai.

E o começo da história é assim: John Robert Cocker nasceu em Sheffield no dia 20 de maio de 1944, ele começou sua carreira musical aos quinze anos de idade: sua primeira banda foi os Avengers .

sob o pseudônimo de Vance Arnold, ele começou a cantar em Pubs de Sheffield, o músico conciliva o seu emprego diurno no ramo da instalação de gás, com espectáculos onde interpretava temas de Ray Charles, com a banda The Avengers. Vance Arnold and the Avengers viveram o seu momento alto em 1963, quando fizeram a primeira parte de um concerto dos Rolling Stones, em Sheffield.

No ano seguinte, Joe Cocker abandonou o seu emprego diurno e editou o seu primeiro single, uma versão do tema dos Beatles “I’ll Cry Instead”, com a colaboração da banda Joe Cocker Big Blues. Pouco a pouco, o cantor foi conquistando uma sólida legião de fãs na Inglaterra e na França, onde foi apelidado de “Le Petit Ray Charles”. Aos Joe Cocker Big Blues sucedeu The Grease Band, grupo que contou com Chris Stainton, segundo Cocker, o melhor músico do mundo.

O cantor conquistou os Estados Unidos, em 1969, quando marcou presença no programa de televisão Ed Sullivan Show e não tardou até começar a atuar em festivais de verão, dentre os quais, se destacou o concerto realizado no festival de Woodstock.

Sem dúvida a melhor apresentação da vida dele

O disco de 1970, “Mad Dogs and Englishmen”, serviu de mote a uma digressão que levou Joe a tocar em quarenta e oito cidades, num espaço de cinquenta e seis dias. Nesse ano, o músico vendeu mais de três milhões de discos só nos Estados Unidos e os seus três primeiros álbuns chegaram à platina. Esse disco é na minha opnião o disco mais fantástico da discografia do Joe Cocker, o album marcou tanto a vida do cantor que Mad Dogs é o nome do seu rancho na Grã-Bretanha.


Já na década de 80, a carreira de Joe Cocker continuou a ser marcada pelo sucesso, tendo o cantor aceitado o convite dos Crusaders para colaborar no tema “I’m So Glad I’m Standing Here Today”, exclusivamente escrito para ele, e interpretado na cerimônia do Grammy de 1992.

Em 1982, depois de ultrapassados os problemas de voz causados pelo consumo excessivo de álcool, quer no palco quer fora dele, o cantor regressou às tabelas de vendas com o tema “Up Where We Belong”, um dueto com Jennifer Warnes, incluído na trilha sonora do filme “A Força do Destino”.



“Civilized Man” (1984), “Cocker” (1986), “Unchain My Heart” (1987) e “One Night of Sin” (1989) foram discos de platina, do mesmo modo que em 1991 o tema-título do álbum “Night Calls” conquistou o ouro na Europa, em poucas semanas.



Em 1994 Joe Cocker lançou o album "Have a Little Faith", que assaltou as tabelas de vendas de muitos países graças ao tema "The Simple Things" e dois anos depois, o cantor prestava uma homenagem à sua respeitavel carreira com a edição "Organic", um disco que levou Cocker a revisitar composições antigas como Delta Lady e You Are So Beatiful.

Em 2007 Joe participou do maravilhoso filme de Julie Taymor "Across The Universe" um musical que conta uma história romântica através das músicas dos Beatles, no filme Cocker intepreta o tema Come Together

Nenhum comentário: